segunda-feira, 8 de abril de 2013

lendas

Curupira

Este mito que protege nossa fauna e nossa flora, que desorienta o caçador predador, que parte o machado de quem abater árvores.
Ele que permite através da preservação da natureza, que se preserve assim também pelo maior tempo possível a espécie humana

Entidade mítica de idealização folclórica de procedência tupi-guarani (de "curu"-corruptela de curumim + "pira" = corpo, corpo de menino), com ligações originárias ao homem primitivo e de atributos heroicos na proteção da fauna e da flora.
Tem os pés do lado ao contrario com o principal objetivo de despistar os caçadores com suas pegadas falsas de lados contrários
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-lenda-do-caipora-ou-curupira.html

Corpo Seco

O corpo-seco é um personagem do folclore brasileiro comum no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e região Centro-Oeste. De acordo com a lenda, o corpo-seco foi um homem muito malvado que vivia prejudicando as pessoas. Era tão ruim que maltratava e batia na própria mãe.
Após sua morte, de acordo com a lenda, ele foi rejeitado por Deus e até pelo diabo. Até mesmo a terra, onde havia sido enterrado, o expulsou. Com o corpo em estado de decomposição teve que sair de seu túmulo. Começou a viver como alma penada, grudando nos troncos das árvores, que secavam quase que imediatamente.
Ele então passou a viver assombrando as pessoas nas estradas. De acordo com a lenda, quando uma pessoa passa na estrada o corpo-seco gruda em seu corpo e começa a sugar o sangue. A vítima da assombração pode morrer caso ninguém passe na estrada para salvá-la.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/corpo_seco.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário